Saúde Digital, Medicina de Família e tudo que envolve cuidado, inovação e gestão em saúde aqui, no nosso blog

Acompanhe novos artigos periodicamente, com a participação dos nossos founders e convidados especiais. Cadastre seu e-mail para receber os novos conteúdos em primeira mão.

computador-3d

Medicina 4.0: o médico do futuro

Você já deve ter ouvido alguns termos como “Indústria 4.0”, “Web 4.0”, “Sociedade 4.0”, não é mesmo? Todos eles fazem referência ao momento tecnológico no qual estamos inseridos – onde as tecnologias de automação, dados e sistemas se encontram com a economia da atenção – e cujo foco primordial é melhorar a eficiência de processos. A mesma lógica se aplica ao conceito de Medicina 4.0 e, portanto, quem deseja tornar-se um médico do futuro (ou um médico “de” futuro) precisará estar atento para entender seu papel neste novo e desafiador cenário. Por isto neste texto falaremos um pouco sobre Medicina 4.0, suas características e como você deve se preparar para se posicionar com destaque nesta nova realidade. Boa leitura!

O que é a Medicina 4.0

A Medicina 4.0 diz respeito ao estágio da área dentro da Quarta Revolução Industrial. Nesse contexto temos a implementação das tecnologias de automação e maior inserção de ferramentas digitais no dia a dia da medicina. Isso inclui, principalmente, o uso da Inteligência Artificial, Machine Learning, robótica e uma série de tecnologias de comunicação e relacionamento digital. Trata-se de um cenário consolidado e que perpassa desde questões mais simples, como o prontuário digital – que já está estabelecido com padrões pré-definidos, permitindo que a anamnese seja feita de forma facilitada pelos médicos – a, até mesmo, o uso da Inteligência Artificial e da robótica para realização de procedimentos mais delicados, como neurocirurgias. Temos, ainda, a presença da Internet das Coisas, que permite coletar dados importantes que propiciam melhor controle e diagnósticos mais precisos dos pacientes. Com isso, um sensor pode mandar os dados de frequência e ritmo cardíaco para um software, que poderá analisar, em tempo real, as condições de um paciente cardiopata, por exemplo.

Quais os benefícios da Medicina 4.0

A Medicina 4.0 traz todo o avanço tecnológico atual para essa área, permitindo que os médicos do futuro possam ter uma série de benefícios, tanto para suas atividades quanto para auxiliar seus pacientes. Vejamos a seguir os principais deles: – abrem-se maiores possibilidade diagnósticas e terapêuticas; – é possível ter tratamentos adaptados para as necessidades específicas dos pacientes; – maior precisão na escolha de tratamentos; – maior diálogo e troca entre médico e paciente; – predição de doenças, sendo possível calcular, até mesmo, as possibilidades do desenvolvimento de determinada patologia no futuro; – acompanhamento de casos graves em tempo real, por meio da Internet das Coisas; – facilidade no preenchimento de prontuários médicos, permitindo que os profissionais possam dedicar mais tempo da consulta para uma escuta ativa e tirar dúvidas dos pacientes; – adoção da telemedicina, que tornou-se tão importante no período de pandemia do novo coronavírus; – permite ter um modelo de negócios mais eficiente em sua clínica médica, sem colocar em risco a qualidade do atendimento ao paciente; – vai trazer desenvolvimento de tratamentos na área de biotecnologia; – é possível personalizar próteses e equipamentos de tratamento de acordo com as necessidades do paciente por meio da impressão 3D; – muitos aplicativos hoje atuam na coleta de dados importantes, que auxiliam no diagnóstico diferencial dos pacientes. Por exemplo, temos Msense, que permite ao paciente listar uma série de dados importantes para avaliar quadros de dores de cabeça e enxaqueca e investigar eventuais gatilhos; – permite o acompanhamento e intervenção de profissionais da medicina que estão distantes geograficamente e, assim, poder ter especialistas em determinado quadro atendendo pessoas que estejam longe dos grandes centros urbanos; – traz aplicações que auxiliam o paciente 24 horas por dia, 7 dias por semana, trazendo maior segurança para eles.

Como preparar-se para a Medicina 4.0

Bom, diante de tudo isto, fica claro porque presenciamos uma verdadeira revolução na área da saúde. Também se torna mais evidente porque você deve começar já a traçar o caminho para adoção das mudanças que esse novo cenário está trazendo. Algumas dicas interessantes para isso são: – pesquise sobre as novas tecnologias que estão surgindo, especialmente as “tecnologias leves”, aquelas mais simples e capazes de ser implementadas junto aos seus pacientes sem grande esforço ou investimento; – faça cursos e capacite-se sobre as novas técnicas que utilizam tecnologias da Medicina 4.0 no dia a dia; – atualize-se com artigos científicos e blogs especializados sobre os temas; – conheça as principais soluções existentes atualmente que permitam transformar a relação entre paciente e médico dentro desse cenário; – faça um planejamento de carreira considerando essas possibilidades futuras que estão se abrindo. Por exemplo, se você trabalha com neurologia e neurocirurgia, pode começar a aprender como adotar a robótica no dia a dia e, assim, poderá oferecer isso como um diferencial nos seus procedimentos.

Como o BIOdoctor pode auxiliá-lo a entrar nesse novo cenário

Se você está em busca de uma solução que prepare seu consultório ou clínica para a Medicina 4.0 é fundamental conhecer o BIOdoctor. Ele vai transformar a sua relação com seus pacientes! O BIOdoctor vai além das soluções para prontuário digital, podendo inclusive ser incorporado ao seu atual prontuário, caso já tenha. Por meio dele é possível ter colegas médicos e enfermeiros de prontidão 24h por dia para oferecer orientações sobre procedimentos, tratamentos e condutas aos seus pacientes. Assim, ele vai primeiro passar pelo atendimento com você e, posteriormente, será acompanhado pelos nossos times de especialistas. Isso permite uma melhor adesão terapêutica, verificando se as recomendações indicadas, além das medicações, estão sendo seguidas, por exemplo. Um profissional especializado pode acompanhar as mudanças alimentares realizadas por um paciente que está passando por adaptações para um quadro de diabetes e, assim, garantir que esse período será mais tranquilo para ele.

Além disso, o BIOdoctor tem outras vantagens, tais como:

– nossa plataforma permite que possamos ter maior conformidade com a LGPD, protegendo os dados sensíveis dos pacientes; – tenha um painel gestor que permita analisar todos os indicadores dos seus pacientes e auxilie na orientação das equipes de acordo com as recomendações de cuidados que você deve tomar; – gere um atendimento personalizado para seus clientes; – permita o atendimento remoto por meio da telemedicina. Além de todos esses pontos, temos diversos planos para atender as demandas específicas da sua clínica, trazendo o melhor custo-benefício para a sua empresa. A Medicina 4.0 é uma realidade. E se você não se preparar para ela, perderá grandes oportunidades que poderão agregar positivamente em sua carreira na área de saúde. Além disso, o BIOdoctor permite a você ter maior agilidade e modernização do atendimento, bem como promove uma experiência mais interessante, que pode fidelizá-lo a longo prazo. Por isso, aproveite e entre em contato para saber mais sobre nossa solução! Ela vai revolucionar seu dia a dia na clínica.

Tenha o seu Médico de Família

Agora você pode ter seu Médico de Família sempre com você. Conheça o BIO e acesse o cuidado médico que você merece e que sempre quis!

Leia também:

Medicina 4.0: o médico do futuro

Leia mais...

Assistência Personalizada em Saúde

Leia mais...

espaçamento

2022. Todos os direitos reservados para Tichealth Tecnologia de Informação Ltda.

Desenvolvido pela Williarts.